Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Vento acentuado
21°
13°
17°C
Espumoso/RS
Vento acentuado
No ar: A Voz do Brasil
Ao Vivo: A Voz do Brasil
Geral

Cotriel e empresas parceiras realizaram tarde de campo de trigo

Cotriel e empresas parceiras realizaram tarde de campo de trigo
05.10.2019 11h45  /  Postado por: Luzia Camargo

Na tarde de quarta-feira, 02, na área experimental da Cotriel, aconteceu mais uma tarde de campo de trigo. O evento, teve demonstração das cultivares das empresas Biotrigo Genética e OR Sementes, de Passo Fundo e Byotech do Brasil, de Casca. Mesmo com chuva, participaram cerca de 100 produtores e estudantes da região.

Bom desempenho das cultivares chama a atenção

Representando a empresa Biotrigo, o supervisor comercial Tiago De Pauli, apresentou os materiais,  TBIO Capricho, Ponteiro, Audaz, Sonic, Aton, Astro, Energix, Energia e  Lenox. Este ano, se destacaram  as cultivares  TBIO Audaz com uma excelente qualidade industrial e alto teto produtivo e TBIO Sonic,  cultivar de ciclo superprecoce, com alto peso de mil sementes,  e alto teto produtivo. A empresa lançou este ano o  Tbio Ponteiro, que possui  ciclo médio tardio recomendado para todos os níveis de investimento e a Tbio Capricho, de ciclo médio tardio, sendo tolerante ao herbicida, ajudando no manejo de plantas daninhas na pós-emergência.

A Biotrigo apresentou na  área experimental cultivares destinadas para a pecuária leiteira. A  Energia I é  recomendada para produção de silagem e pré-secado com um ciclo médio, sendo que a sua principal característica é a ausência de arista proporcionando alta palatabilidade para os animais e elevado valor nutricional. Já a TBIO Energix é um mix de 2 das variedades Energia I e  II, o que oferece um maior equilíbrio nutricional para os animais e assegura a produção de biomassa. Por fim, a TBIO Lenox é  exclusiva para pastoreio dos animais, com excelente qualidade nutricional podendo se fazer até oito pastejos se bem manejado.

Raul Cechin  da OR Sementes, que atua há 30 anos no melhoramento de trigo,  falou a respeito dos materiais ORS 1403 Agile e Pérola.  A cultivar 1403 é do perfil de trigo pão melhorador de ciclo médio; já a Agile é superprecoce com uma excelente sanidade e a Pérola, de  ciclo médio com um alto potencial produtivo”, enfatizou.

Silvania Garcia, da Byotech do Brasil de Casca apresentou dois cultivares: a  BY esporão, caracterizada pela resistência, rusticidade , qualidade industrial e produtividade e a BY Anak, que tem alto teto produtivo e excelente sanidade.

Entrevista com o Assessor de Grãos e Fomento da Cotriel Cristiano Corazza.

Fotos: Fernando Azevedo/ Rádio Planetário

Fonte: Ascom Cotriel/ Jornalista Roger Nicolini

Imagens
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.