Escavações estão sendo realizadas na manhã desta terça-feira (1º) no Centro de Ibirubá, a quase 300 quilômetros de Porto Alegre, para investigar a existência de um suposto túnel usado por nazistas na cidade. Participam da ação equipes da prefeitura, uma empresa privada que voluntariamente está ajudando com equipamentos, bombeiros e Brigada Militar.
Até o fim da manhã, as equipes acharam uma tubulação antiga de concreto e uma parede. Bombeiros estão entrando, com oxigênio, para fotografar e fazer um levantamento.
O grupo está investigando uma suspeita histórica: a de que, na região, haveria um túnel supostamente utilizado como rota de fuga por nazistas na Segunda Guerra Mundial.
Se a existência do túnel for confirmada, o prefeito da cidade, Abel Grave (PRB), disse que tem intenção de contatar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e outros órgãos de apoio ao patrimônio público para idealizar um espaço turístico no túnel.
“Para recuperar essa história, que de repente em algum momento ficou obscura, mas é a história do nosso município que será desvendada”, afirma Abel.
Conforme pesquisas, reportagens antigas e a crença popular de moradores, o suposto túnel está na região central da cidade, com ramais que totalizariam cerca de dois quilômetros de extensão.
Teria sido construído por moradores descendentes de imigrantes alemães. Serviria para contrabando e para passagem de colaboradores de Adolf Hitler na América Latina.
Fonte:G1
Foto: Franciele Alonso/RBS TV