Rádio Planetário FM 91.5

Novo Código Ambiental vai buscar maior segurança jurídica para os empreendedores

Buscando um melhor equilíbrio entre a proteção ambiental e o desenvolvimento socioeconômico, o governo elaborou um novo Código Ambiental para o Rio Grande do Sul. O projeto de lei, que moderniza a legislação vigente (Lei nº 11.520, de 3 de agosto de 2000), foi apresentado nesta sexta-feira (27/9) pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, no Palácio Piratini.

Com o objetivo de desburocratizar o processo para quem quer empreender no RS sem descuidar do ambiente, o novo código torna mais ágeis e claras as normas, com a preocupação primordial de proteger a natureza. Nesse sentido, o conceito norteador da proposta é “desenvolver para proteger”.

A modernização da lei traz, ainda, o embasamento técnico e a segurança jurídica, com alinhamento das normas estaduais às federais, necessários para dar mais competitividade ao RS.

Além disso, as normas sugeridas permitem uma maior participação da sociedade no processo. Com a implementação da Licença Ambiental por Compromisso (LAC) – que é diferente do autolicenciamento ambiental, porque, nesse caso, o empresário faria tudo sozinho –, ressaltou o governador, as atividades de menor impacto ambiental poderão obter a autorização mediante encaminhamento dos documentos exigidos.

Caberá ao Conselho Estadual de Meio Ambiente, composto por membros da sociedade, decidir quais atividades poderão obter a LAC e, ao Estado, a fiscalização dos empreendimentos.

Confira algumas alterações apresentadas pelo governo:

PROTEÇÃO DO BIOMA PAMPA
AUDITORIAS AMBIENTAIS
APRIMORAMENTO DO PODER DE POLÍCIA DOS ÓRGÃOS AMBIENTAIS
ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE
QUALIFICAÇÃO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
PROCESSOS DE LICENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO
ATUALIZAÇÃO DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO FEDERAL
PERMISSÃO DO USO DE BENS APREENDIDOS
REDUÇÃO DA BUROCRACIA
INCENTIVO AO BOM EMPREENDEDOR
MOTIVAÇÃO DAS DECISÕES ADMINISTRATIVAS
PROTEÇÃO DOS VULNERÁVEIS E DO PEQUENO AGRICULTOR

O secretário de Meio-Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, disse que as alterações do Código Ambiental vão dar maior segurança jurídica aos empreendedores. Ele explicou o licenciamento ambiental por compromisso.

A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.

https://radioplanetario.com/wp-content/uploads/sites/2/2019/09/Novo-Código-Ambiental-vai-buscar-maior-segurança-jurídica-para-os-empreendedores-EDUARDO-LEÃES.mp3?_=1

Fonte e foto: Ascom Governo RS

Sair da versão mobile