Plantio de trigo está encerrado no estado
Nesta safra a área de cultivo de trigo inicialmente estimada é de 739,4 mil hectares, cujo cultivo foi encerrado nesta semana no estado. A Emater RS/Ascar, divulgou nessa semana o Informativo Conjuntural, mostrando que apesar da heterogeneidade das chuvas e do frio nos últimos dois meses no Rio Grande do Sul, as lavoras se desenvolvem bem.
Na região do Alto da Serra do Botucaraí e Vale do Rio Pardo, a cultura foi beneficiada com chuvas ocorridas no início da semana, que elevaram o nível de umidade do solo, e dias ensolarados, no final da semana. A partir destas condições favoráveis, a cultura apresentou bom desenvolvimento vegetativo.
Com tal quadro geral, os produtores estão realizando os tratos culturais como adubação em cobertura e controle de invasoras de forma mais eficiente.
O técnico agrícola da Cotriel, Edenilson Provensi, comenta sobre o encerramento do plantio e destaca que em casos pontuais, foram registradas lavouras com a incidência da lagarta Spodoptera, da mesma família da lagarta-do-cartucho, sendo necessário, consequentemente, o controle químico. Edenilson, encerra destacando que os sócios podem entrar em contato com os profissionais cooperativa para sanar eventuais dúvidas.
Ouça a entrevista completa no player abaixo: