Quarta-feira, 27 de Maio de 2020
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
17°
16°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Sindicato Informa
Ao Vivo: Sindicato Informa
Agricultura

Casos de Raiva dos Herbívoros são registrados na região

03.08.2019 09h53  /  Postado por: adrianolima

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) emitiu alerta sanitário para raiva dos herbívoros e está orientando os produtores rurais a vacinarem ou revacinarem o rebanho para prevenir a doença.

O alerta foi emitido com base em situações registradas no Estado, como a incidência de agressões do morcego hematófago (Se alimenta de sangue), desmodus rotundus a bovinos, sem que tivesse havido conhecimento e identificação de refúgios.

A raiva é uma doença infecciosa que ataca o Sistema Nervoso Central (SNC), sendo causada por um vírus do gênero Lyssavirus, podendo acometer todos os mamíferos, inclusive o homem.

Até 22 de maio, a Divisão de Defesa de Sanidade Animal (DSA) da Seapdr registrou a incidência de 28 focos em 17 municípios, representando 82,3% de todos os 34 focos registrados em 24 municípios em 2018.

O chefe da inspetoria veterinária da região, Douglas Pacheco Oliveira, comentou sobre focos encontrados em alguns municípios da sua área de abrangência, alertando para a vacinação dos bovinos e relatando a preocupação de transmissão para o ser humano.

Em caso de suspeitas de infecção da doença em Espumoso, pode-se contatar a inspetoria veterinária, pelo telefone: (54) 3383-1862.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

 

Reportagem: Fernando Azevedo/ Texto: Amanda Schneider/ Foto: Giro do Boi

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.