Casos de Raiva dos Herbívoros são registrados na região
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) emitiu alerta sanitário para raiva dos herbívoros e está orientando os produtores rurais a vacinarem ou revacinarem o rebanho para prevenir a doença.
O alerta foi emitido com base em situações registradas no Estado, como a incidência de agressões do morcego hematófago (Se alimenta de sangue), desmodus rotundus a bovinos, sem que tivesse havido conhecimento e identificação de refúgios.
A raiva é uma doença infecciosa que ataca o Sistema Nervoso Central (SNC), sendo causada por um vírus do gênero Lyssavirus, podendo acometer todos os mamíferos, inclusive o homem.
Até 22 de maio, a Divisão de Defesa de Sanidade Animal (DSA) da Seapdr registrou a incidência de 28 focos em 17 municípios, representando 82,3% de todos os 34 focos registrados em 24 municípios em 2018.
O chefe da inspetoria veterinária da região, Douglas Pacheco Oliveira, comentou sobre focos encontrados em alguns municípios da sua área de abrangência, alertando para a vacinação dos bovinos e relatando a preocupação de transmissão para o ser humano.
Em caso de suspeitas de infecção da doença em Espumoso, pode-se contatar a inspetoria veterinária, pelo telefone: (54) 3383-1862.
Ouça a entrevista completa no player abaixo:
Reportagem: Fernando Azevedo/ Texto: Amanda Schneider/ Foto: Giro do Boi