Domingo, 12 de Julho de 2020
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempestades isoladas
19°
13°
15°C
Espumoso/RS
Tempestades isoladas
No ar: Nossa Terra
Ao Vivo: Nossa Terra
Especiais

Especialista fala sobre a Doença de Alzheimer

02.08.2019 14h40  /  Postado por: adrianolima

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca a diminuição das funções cognitivas, ou seja, as células cerebrais morrem, prejudicando a função mental. A progressão da doença acarreta problemas mais graves, como o esquecimento de fatos mais antigos, a desorientação no espaço e irritabilidade.

Ocorrem dificuldades em acompanhar conversas e articular; sair de carro se transforma em pesadelo porque achar o caminho não é natural. Esses sinais evidenciam alguns sintomas característicos da Doença de Alzheimer, a perda de memória recente.

Falar sobre a Doença de Alzheimer é uma questão de saúde pública, pois de acordo, com a Organização Mundial de Saúde ela  é responsável por até 70% dos casos de demência. O neurologista, Daniel Rezende, falou sobre o assunto.

Ainda não há cura para o Alzheimer. O  tratamento consiste em frear  os sintomas, por ser   uma enfermidade de evolução progressiva e inexorável. Viabilizar soluções que melhorem a qualidade de vida de pacientes e cuidadores é essencial, como enfatiza o especialista.

A Doença de Alzheimer pode não ter cura, mas, se diagnosticada no início e com  tratamento adequado ajuda a impedir a progressão e amenizar os sintomas, proporcionando melhor qualidade de vida ao paciente e reduzindo o sofrimento dos cuidadores e da família. O neurologista Daniel Varela, destaca as formas de prevenção do Alzheimer.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

Reportagem e edição: Luzia Camargo

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.