Governo anunciou que vai mudar forma de monitorar desmatamento no Brasil
O governo anunciou que vai mudar a forma de monitorar o desmatamento no país. O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, se reuniu com técnicos do Ibama e do Inpe e disse que o Deter, que usa imagens de satélite que são analisadas pelo Inpe, apresenta falhas. No entanto o governo anunciou nesta quarta-feira (31) que irá mudar a forma de monitorar o desmatamento no país.
“O Deter é um alerta de desmatamento que tem uma imprecisão temporal e que, portanto, não pode ser um ponto de comparação de um mês para outro”, disse o ministro, Ricardo Salles. A declaração vem no último dia de julho, mês em que os dados do Deter apontam para uma disparada no desmatamento na Amazônia: um aumento calculado até o dia 26 de 212% em relação a julho de 2018.
O diretor do Inpe, Ricardo Galvão, disse que os técnicos do instituto contra-argumentaram todos esses possíveis erros apresentados, que desde que o sistema de alertas foi implantando conseguiu uma redução drástica no desmatamento, mas reconheceu que o sistema não deve ser usado para medir desmatamento mensalmente.