Na noite desta sexta-feira, 26, a Associação das Câmaras Municipais do Alto Jacuí (Ascamaja), realizou, a partir de uma iniciativa do Legislativo de Espumosense, uma reunião, na comunidade da Campina Redonda.
Foram tratados temas como investimentos e reformas nas VRS´s 817/818, que liga Espumoso a Salto do Jacuí, bem como, duplicação da ponte sobre o Rio Butiá no acesso à Alto Alegre, apresentação do Projeto de Segurança Pública para a Região, da Patrulha Rural Comunitária e investimentos na Escola Agrícola Belizário de Oliveira Carpes, da Campina Redonda, com o objetivo de atender um número maior de jovens. Cerca de 300 pessoas participaram do encontro.
Nossa reportagem acompanhou o evento e ouviu um dos vereadores proponentes desta reunião, Roberto Iopp, do PT. Para ele, é fundamental que do encontro regional o resultado seja força para reivindicar mais investimentos para a região, uma vez que conforme levantamento da Cotriel passam por ano 25 milhões de litros de leite e 230 mil toneladas de grãos pela estrada de acesso entre Espumoso e Salto do Jacuí.
Iopp agradeceu a todos que ajudaram a organizar o evento em Espumoso.
O presidente da Ascamaja, o vereador do PDT de Não-Me-Toque, Everaldo Quadros de Moura elogiou o trabalho feito para que a região se unisse em torno de várias causas.
Segundo Everaldo , a pressão é fundamental para que o governo, olhe as regiões Alto Jacuí e Botucaraí de maneira diferente e tire os investimentos do papel, principalmente o das VRS´s 817 e 818.
Luis André Sasso, superintendente recém empossado da superintendência de educação profissional do Estado, ao falar da escola técnica Belizário Carpes afirmou que uma das formas de viabilizar investimentos em educandários tem sido as emendas parlamentares, visto a situação financeira do estado.