Em jogo fraco, reservas do Grêmio ficam no empate com o CSA em Alagoas
Em um jogo fraco tecnicamente, Grêmio e CSA ficaram nesta segunda-feira (29) no 0 a 0 no Estádio Rei Pelé, pela 12ª rodada do Brasileirão. Com apenas Geromel de titular, a equipe de Renato Portaluppi não conseguiu se impor sobre os donos da casa, que mostraram por que estão na zona de rebaixamento. Com o resultado, o clube gaúcho se manteve na 11ª colocação com 16 pontos.
Ainda antes de a bola rolar, Renato reclamou da semelhança entre os uniformes das duas equipes. O Grêmio atuou com camisa e meias brancas e calções pretos, enquanto o CSA estava com uma camisa listrada branca e azul, com calções brancos e meias azuis. O árbitro Caio Max Vieira não viu problemas, e o jogo começou.
Depois do apito inicial, os dois times deixaram claro quais eram os seus estilos de jogo. Os visitantes, queriam a posse da bola, enquanto os donos da casa iriam buscar os contra-ataques. E foi isso que se viu ao longo de todo o primeiro tempo.
As primeiras chegadas ao ataque foram do CSA, embalado por um estádio cheio. Aos 11 minutos, a bola sobrou na entrada da área para o meia Jonatan Gomez, que chutou desviado, nas mãos de Julio César. Aos 17, Didira bateu fraco, para fácil defesa do goleiro gremista.
O Grêmio incomodou Jordi apenas aos 20 minutos, quando Rômulo fez um lançamento pelo alto e o pequenino Pepê cabeceou por cima do gol. Porém, sem perigo.
O CSA não se abalou e seguia com contra-ataques rápidos. Foi assim que Jonatan Gomez avançou pela esquerda e cruzou para Maranhão, que desviou a bola para as mãos de Julio César. Alguns minutos mais tarde, aos 27, Carlinhos mandou uma bomba para fora.
A melhor chance surgiu aos 34 minutos, novamente com Jonatan Gomez. O meia do CSA carregou a bola pela esquerda, cortou a marcação de Paulo Miranda e chutou. A bola fez uma curva e passou muito perto da meta tricolor.
Mas, em resumo, o primeiro tempo foi fraco tecnicamente, sem chances claras de gol para nenhum dos lados. Para o zagueiro Pedro Geromel, que foi escalado entre os reservas porque não poderá atuar na quinta-feira, contra o Libertad, pela partida de volta das oitavas de final da Libertadores, faltou acertar o último passe.
— Faltou um pouquinho mais de tranquilidade. A gente chegou ao último terço, mas faltou caprichar no passe — disse o capitão gremista na partida.
Para a etapa final, o CSA voltou com a camisa totalmente azul. Mas não parecia ser esse o problema gremista. O volante Nilton, ex-Inter, mandou uma paulada de falta sobre o gol de Julio César logo no início do segundo tempo.
Depois disso, parece que o Grêmio acordou. Aos cinco minutos, Luan recebeu pelo meio, carregou para a direita e bateu para fora, perto da meta defendida por Jordi. Depois foi a vez de o garoto Darlan arriscar de fora da área, com a perna esquerda, e mandar sobre o gol.
O fato é que a partida melhorou e as duas equipes passaram a buscar mais o ataque. O problema era que, tecnicamente, o jogo seguia sofrível.
A bola do jogo para o Grêmio surgiu aos 21 minutos da etapa final, quando o volante Darlan lançou com perfeição Pepê. O atacante avançou em velocidade, invadiu a área e na hora de concluir tentou uma cavadinha, só que a execução foi terrível. Logo depois, Luan tentou mais uma finalização, que saiu para fora.
Como tentativa de mudar a partida, Renato Portaluppi mandou a campo Everton no lugar de Rafael Galhardo, aos 25 minutos. Os instantes seguintes, no entanto, não foram de perigo no ataque. O Grêmio tinha mais a bola, mas não era efetivo. O CSA, enquanto isso, buscava os contra-ataques, mas não conseguia superar a defesa gremista.
Renato ainda colocou os garotos Patrick e Da Silva próximo do fim, mas não conseguiu assustar os donos da casa e a partida terminou assim mesmo: 0 a 0, sem nada de brilho.
Brasileirão — 12ª rodada — 29/7/2019
CSA (0)
Jordi; Dawhan, Alan Costa, Luciano Castan e Carlinhos; Nilton (Naldo, 30’/2º), João Vitor e (Jean Cléber, 19’/2º); Didira, Jonatan Gómez e Maranhão (Rodolfo Gamarra, 24’/2º); Ricardo Bueno. Técnico: Argel Fucks
GRÊMIO (0)
Julio César; Léo Moura, Geromel, Paulo Miranda e Juninho Capixaba; Rômulo, Darlan e Mendes; Rafael Galhardo (Everton, 25’/2º), Luan (Da Silva, 38’/2º) e Pepê; Diego Tardelli (Patrick, 38’/2º). Técnico: Renato Portaluppi
CARTÕES AMARELOS: Paulo Miranda e Juninho Capixaba (G), Luciano Castan, Ricardo Bueno e Didira (C).
ARBITRAGEM: Caio Max Augusto Vieira (RN), auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Kleber Lúcio Gil (SC). VAR: Márcio Henrique de Gois (SP).
PÚBLICO E RENDA: Não divulgado.
LOCAL: Estádio Rei Pelé, Maceió (AL)
Próximo jogo
Quinta-feira, 1º/8/2019, 21h30min
LIBERTAD X GRÊMIO
Estádio Defensores del Chaco — Assunção
Fonte e foto: Gaúcha ZH