Na manhã de sexta-feira (26/7) 507 novos soldados passam a pertencer as fileiras da Brigada Militar. A formatura foi realizada no estádio Gigantinho, em Porto Alegre, e apresentou a população os policiais militares que a partir de hoje reforçam o policiamento em todo estado do Rio Grande do Sul. Após a realização de todas as formaturas serão 1.965 novos policiais militares a mais nas ruas.
Os formandos que nessa manhã concluíram o Curso Superior de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar iniciaram os cursos em diversas escolas e pólos de ensino, que são:
Escola de Formação de Soldados de Porto Alegre = 215 formandos;
Comando Rodoviário (sede em Porto Alegre) = 29 formandos;
Pólo de Ensino Guaíba (Comando Regional de Polícia Ostensiva Centro Sul) = 86 formandos;
Pólo de Ensino Novo Hamburgo (Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos)= 57 formandos;
Pólo de Ensino Esteio (Comando de Policiamento Metropolitano)= 120 novos policiais.
O paraninfo da turma, governador Eduardo Leite, parabenizou os formandos pela formatura e informou que não irá medir esforços para dar máxima segurança aos que guardam a população. O governador garantiu ainda ter certeza que os novos policiais militares estão prontos para “realizar novas façanhas pelo nosso Estado e por todos os gaúchos”, desejou sucesso na missão brigadiana que destacou ser uma missão heróica: “Vocês são responsáveis por salvar vidas todos os dias. Não apenas colocando a própria vida em risco e salvando diretamente alguém, mas pela simples existência, desestimulando o crime”, concluiu Eduardo Leite, que também entregou medalha ao primeiro colocado no curso, soldado Emerson.
O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Yukio Ikeda, enfatizou que essa turma é pioneira no sentido de que os novos policiais já receberam, individualmente, uma pistola e um colete balístico para que tenham mais segurança mesmo não estando de serviço.
“Sabemos das vulnerabilidades que nos expomos e dos riscos a que estamos sujeitos e porque mesmo quando estamos de folga, também estamos disponíveis, protegendo a sociedade”, destacou o comandante-geral.
O coronel Ikeda ainda desejou que os formandos sejam felizes e que tenham força e coragem. “Força para nos manter firmes no combate à criminalidade e coragem para quando até mesmo a força nos faltar, nos mantermos firmes na nossa missão”, concluiu.
Esteve presente no evento o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; o vice- governador e secretário de Segurança Pública, Delegado Ranolfo Vieira Júnior; o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Yukio Ikeda e demais autoridades civis e militares, amigos e familiares dos formandos.
Curso de formação
O Curso Superior de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar iniciou em 12 de novembro de 2018 e teve um total de 1.675 horas-aula. Foi realizado em 26 municípios com Escolas de Formação e polos de ensino vinculados aos Comandos Regionais de Polícia Ostensiva da Brigada Militar.
Nesse período, os alunos-soldados receberam conhecimentos específicos da atividade policial militar, disciplinas de direito (penal, penal militar, processo penal militar, institucional, etc.), sociologia da violência, uso da força e da arma de fogo, decisão de tiro, entre outras.
Os alunos-soldados realizaram nos últimos meses, os estágios supervisionados que com a presença de policiais mais antigos proporcionaram os novos policiais militares a ter a experiência de por em prática na rua,tudo aquilo que aprenderam dentro das salas de aula.
Ainda no dia de hoje
Ainda nesta tarde serão realizadas mais duas formaturas. Em Rio Grande, o ato de formatura da turma de 30 militares que realizou sua formação na cidade ocorre a partir das 15h, no Centro de Eventos Rio Grande e às 16h30 a formatura de outros 265 novos soldados no Ginásio do SESI, na cidade de Montenegro.
Até o dia 10 de agosto, ocorrerão outros eventos de formatura, com um total de cerca de dois mil novos policiais militares para emprego no policiamento ostensivo.
Fonte: Brigada Militar