Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
30°
16°
29°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Convidados da Tarde
Ao Vivo: Convidados da Tarde
Geral

Ferido em tiroteio que matou mulheres, menino de 4 anos tem morte cerebral confirmada em Porto Alegre

20.07.2019 10h23  /  Postado por: Luzia Camargo

O filho de uma das vítimas de um tiroteio que matou duas mulheres em Cristal, no Sul do Rio Grande do Sul, teve a morte cerebral confirmada na tarde desta sexta-feira (19) pelo Hospital de Pronto Socorro, em Porto Alegre, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde. A criança tinha 4 anos, e terá os órgãos doados.

O confronto aconteceu na madrugada de quarta-feira (16). A criança estava em um dos carros que, segundo a Polícia Federal, havia furado uma barreira policial, e era parte de um comboio que resgataria criminosos foragidos após um assalto a banco em Dom Feliciano, cidade próxima, no dia 6. Ela estava em estado gravíssimo.

Junto com o menino estavam a mãe, uma das mulheres que morreram no confronto, e o pai, que foi preso, e na noite desta quinta-feira (18) foi encontrado morto na carceragem da Superintendência da Polícia Federal de Porto Alegre, para onde havia sido custodiado mãe da criança era Daniela Weizemann. O marido dela, Marcos Luis Berghann, havia sobrevivido e sido preso, suspeito de ser responsável pela ação de resgate. Ele chegou a prestar depoimento, acompanhado por uma advogada, e ficou em silêncio.

Na noite de quinta, ele foi encontrado enforcado com uma atadura, que usava em um ferimento. A PF informou em nota que havia “indicativo de suicídio”.

Na noite do confronto, os três estavam juntos em um carro. No segundo veículo envolvido, estavam a outra vítima, Aline Pirola, e a filha dela, de 2 anos. A criança não se feriu e foi resgatada por equipes de socorro. Aline era estagiária na Prefeitura de Lajeado.

Em entrevista, o superintendente da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, delegado Alexandre Isbarrola, disse que as crianças e as mulheres podem ter sido colocadas no comboio de resgate “para dar aparência de legalidade ou de que era uma família em deslocamento.”

Ainda na quarta-feira (18), um carro com placas clonadas, que a polícia acredita ter relação com o comboio, foi apreendido em Lajeado e é investigado.

‘Todos em choque’

As mortes de mãe, pai e filho surpreenderam familiares de Daniela, Berghann e do menino, segundo relata a advogada Angela Beatriz Lohmann, que representava o homem, e segue no processo. “Todos em choque”, afirmou.

Angela diz que aguarda resultados de perícias solicitadas pelo Ministério Público Federal (MPF), e que acredita na versão que o cliente havia dado antes de morrer, segundo a qual ele não estava armado, não houve ordem para que os carros parassem e não foram dados tiros contra veículos da polícia.

“Todas as providências necessárias para a apuração dos acontecimentos estão sendo tomadas pelo próprio MPF, e em sendo necessário, estaremos dispostos a auxiliar para provar tanto a ausência de disparos alegados a Marcos, quanto às demais vítimas, assim como esclarecer as circunstâncias da morte do custodiado”, afirmou.

Nota da PF

A Polícia Federal comunica o falecimento de Marcos Luis Berghann, ocorrido nesta noite, na custódia da Superintendência Regional. O preso foi encontrado morto, com indicativo de suicídio.

Marcos Luis Berghann estava custodiado na Superintendência da Polícia Federal desde o dia 17 de julho, quando foi preso em flagrante no município de Cristal, por tentativa de homicídio.

Fonte: G1/RS

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO