Estudo revela o desempenho das principais cultivares de soja utilizadas no Estado
Os resultados do Ensaio de Cultivares em Rede (ECR) de soja safra 2018/2019, elaborado pela Fundação Pró-Sementes em parceria com Sistema Farsul e patrocínio do Senar-RS, foram divulgados nesta terça-feira (16/07), na sede da federação. O levantamento tem por objetivo testar o desempenho das principais cultivares de soja usadas no Rio Grande do Sul em diferentes localidades para verificar as variedades que apresentam melhor produtividade em cada região. O Estado produz, anualmente, mais de 19 milhões de toneladas da oleaginosa.
A coordenadora da unidade de Pesquisa e Desenvolvimento da Pró-Sementes, Kassiana Kehl, resumiu o resultado de todas as regiões e apontou diferença de produtividade de até 24 sacos por hectare dependendo da cultivar e região, o que significa, na prática, um ganho de R$ 1704,00. Ela revelou quais as regiões que foram prejudicadas e onde a média mais se destacou.
Kassiana Kehl, falou da importância deste estudo, pelo fato de ajudar os produtores escolher a melhor cultivar para sua região, e qual produzirá melhor.
Ouça a reportagem de Eduardo Leães da Rádio Agert no player abaixo:
Edição: Luana Signor