Usinas hidrelétricas da Coprel têm baixo impacto ambiental e preservam o meio ambiente
A geração de energia hidrelétrica pelas usinas da Coprel é limpa, renovável e de baixo impacto ambiental. Os projetos de geração de energia das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e as Centrais Geradoras de Energia Hidrelétrica (CGHs) da Coprel e empresas coligadas são realizados em conformidade com a legislação ambiental, preservando o meio ambiente.
A Coprel Geração e Desenvolvimento conta com três usinas próprias: CGH Pinheirinho – Ibirubá, PCH Cotovelo do Jacuí – Victor Graeff e CGH Fazenda do Posto – Lagoa Vermelha. Os demais empreendimentos que a Coprel possui participação e as usinas estão em geração, são: PCH Kotzian e PCH Dreher – Salto do Jacuí e a PCH Cazuza Ferreira – São Francisco de Paula.
Os estudos para a instalação de usinas possuem três fases de licenciamento ambiental: Licença Provisória (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO). Na Licença Prévia, o órgão ambiental estabelece medidas de compensação, que são executadas na Licença de Instalação e Licença de Operação, contribuindo para a preservação dos rios e das matas no entorno dos reservatórios das usinas. A aquisição e arrendamento de terras é uma delas, e a Coprel juntamente com as coligadas, possui 1827 hectares de áreas de preservação permanente (APPs) no entorno das usinas. No local é efetuado o reflorestamento, com o plantio e manutenção da sobrevivência das árvores nativas. Para o Engenheiro Eletricista da Coprel Geração e Desenvolvimento, Marcos Tauchert, os projetos contribuem para a preservação do meio ambiente, além de gerar um retorno social aos cooperantes. Também relata que com os resultados das usinas, é possível investir nos programas sociais, como o Auxílio Pecúlio, em benefício aos cooperantes.
Ouça a entrevista completa no player abaixo:
Fonte: ASCOM Coprel/ Edição: Luzia Camargo