Safra de inverno: desafios com clima e maior rentabilidade
As ações de planejamento e gestão, junto ao profissionalismo do agricultor, são para o diretor técnico da Emater/RS-Ascar, Alencar Rugeri, a ‘solução agro’ para alavancar a safra de inverno. Rugeri argumenta que é necessário avançar em um sistema de produção onde o inverno tenha resultado econômico.
Para superar esse desafio, o caminho é relativamente simples: apostar nas rotações de cultura para deixar o solo o mais coberto possível. O diretor explica que a ideia é trabalhar com três safras ao ano, visto que a soja já é colhida “muito cedo”.
Quando o assunto é a questão climática, já indicado por meteorologistas, o inverno de 2019 deve ser mais chuvoso, com índices acima da média e não tão frio. Mesmo com essa condição, Rugeri diz que o clima não deve ser impeditivo do trabalho no campo.
Alencar Rugeri, diretor técnico da Emater RS, falou sobre a perspectiva para 2019, conforme levantamento divulgado pela Emater em 30 de maio sobre intenção de plantio da safra 2019/2010, a área de trigo tende a subir 4,12%, passando de 710.158 hectares na safra passada, de acordo com o IBGE, para 739.404 hectares. Apesar do aumento da área encontrado no levantamento e o incremento na tecnologia, a produtividade deve ficar aquém do esperado.
Ouça a entrevista completa no player abaixo:
Fonte: Diário da Manhã