Festa de Corpus Christi tem tapetes de sal em vários cidades
As celebrações de Corpus Christi organizadas por paróquias da Região Metropolitana do Rio ornamentam ruas com quilômetros de tapetes de sal nesta quinta-feira (20).
O maior deles foi feito na cidade de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com cerca de 1,5 km. De acordo com a prefeitura da cidade, esse ano o conjunto de tapetes será o maior da América Latina em extensão.
O tradicional tapete começou a ser montado no fim da tarde desta quarta-feira (19) e foi concluído durante a madrugada. A sequência de 260 ornamentos toma duas das principais vias do Centro: as avenidas Coronel Moreira César e Nilo Peçanha. Segundo estimativas da igreja, 10 mil pessoas participaram da confecção do tapete.
Para criar o adorno, foram utilizadas 60 toneladas de sal, além de borra de café, pedrarias, tintas corantes e mais de 200 sacos de 100 litros de serragem. Pelo menos 50 mil fiéis são esperados no município de Gonçalo. Os tapetes têm temas como a eucaristia e os 440 anos da cidade de São Gonçalo.
“A tradição do tapete de Corpus Christi nasceu na Bélgica, no século XIII, e depois se espalhou pelo mundo, chegando no Brasil com os colonizadores portugueses. Em São Gonçalo, nós o fazemos desde 1995. Tornou-se uma das principais tradições da cidades”, explicou o responsável pela organização do evento, padre André Siqueira.
Para evitar tumultos, 120 policiais militares e guardas municipais cuidam da segurança. A Defesa Civil e a Cruz Vermelha participam com 300 voluntários. A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo montou um posto de atendimento junto à Igreja Matriz.
Na capital, a Catedral Metropolitana contará com 35 tapetes de sal. Serão no total 105 metros de tapete, confeccionadas por mais de 100 pessoas.
Já na paróquia Nossa Senhora de Copacabana e Santa Rosa de Lima, em Copacabana, na Zona Sul, os fiéis fizeram um tapete diferente – o tradicional tapete que é feito de sal, serragem e borra de café, dá lugar a alimentos não perecíveis e agasalhos que foram doados e serão distribuídos para população carente após a missa de Corpus Christi desta quinta.
Na paróquia de São Francisco Xavier, na Tijuca, os fiéis terminaram os tapetes na noite desta quarta (19), com símbolos que remetem a liturgia da igreja e a pedidos de paz.
Missa com Dom Orani
Também no Rio de Janeiro, o cardeal Dom Orani Tempesta estará na procissão que sai às 16h da Candelária, no Centro, e que tem concentração a partir das 15h.
Às 17h, Dom Orani celebrará uma missa solene na Catedral Metropolitana do Rio.
Arraial da solidariedade
A Catedral Metropolitana também tem um arraial que acontece entre os dias 21, 22 e 23 de junho e que conta com shows, a apresentação de quadrilhas, barracas de comidas típicas, brincadeiras para crianças e adultos e foodtrucks. A entrada é franca.
O objetivo do evento é arrecadar fundos para as obras sociais da Catedral, como o atendimento da população em situação de rua. Apenas em 2019, pelo menos 30 pessoas foram retiradas das ruas. Além disso, a iniciativa oferece distribuição de alimentos, banheiro social e um coral.
Serviço:
Festa Junina da Catedral de São Sebastião
“Arraiá da Catedral”
Data: 21, 22 e 23 de junho
Local: Estacionamento da Catedral (Avenida República do Chile, 245 – Centro – Rio de Janeiro – RJ)
Entrada Franca. Estacionamento com 50% de desconto (de R$ 20 para R$10).
Fonte: G1
Foto: Carlos Brito / G1