Faltando dois dias para começar o inverno, o Rio Grande do Sul registou temperaturas elevadas para o período. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Porto Alegre, a máxima chegou a 28,8°C, a mais alta desde 5 de maio, segundo levantamento da Somar meteorologia.
A meteorologista da Met Sul, Estael Sias, explica que os veranicos são comuns no estado, mas, neste ano, eles estão ocorrendo mais tarde.
O inverno começa na sexta-feira (21), às 12h54. A meteorologista, afirma que semana que vem uma nova frente fria chega ao estado, mas não deve ser intensa.
Outros aspectos que contribuem para a temperatura mais alta é a influência do fenômeno El Niño no Oceano Pacífico Equatorial e pelo fato da água do Oceano Atlântico estar mais quente do que o normal, conforme destacou Estael Sias.
Ainda segundo Estael, ano passado, nesta mesma época do ano, o fenômeno La Niña estava presente no estado, o que fazia com que as temperaturas ficassem mais baixas.
Ao concluir, Estael Sias, afirma que semana que vem uma nova frente fria chega ao estado, mas não deve ser tão intensa, e o inverno deve ser mais chuvoso e com menos frio no Rio Grande do Sul neste ano, ou seja, um inverno típico com da estação do outono, como informou a meteorologista.
Ouça a entrevista completa no player abaixo:
Reportagem e edição: Luzia Camargo