Rádio Planetário FM 91.5

Precarização da mulher no mercado de trabalho aumenta no primeiro trimestre do ano

O primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, mostrou um aumento na precarização do papel da mulher no mercado de trabalho.  Os dados são da Faculdade de Campinas (Facamp), de São Paulo com base em microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD)do IBGE.

A professora e doutora em economia, Daniela Gorayeb, ressalta que apesar da desocupação do sexo feminino ter recuado 0,1%, este estudo mostrou o crescimento da subocupação, que é o nome usado pelo IBGE para quem é forçado a reduzir a carga horária em uma atividade, por culpa da queda na oferta de trabalho, sendo que também houve o crescimento da informalização de seus serviços.

A professora explica quais são as principais causas desta inconsistência da mulher nas suas funções.

Outro dado que apareceu na pesquisa segundo Daniela foi que, apesar de  toda a repercussão social, os rendimentos das mulheres são menores que os homens, embora tenham formação equivalente e trabalhem na mesma função.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

https://radioplanetario.com/wp-content/uploads/sites/2/2019/06/1306-Precarização-da-mulher-no-mercado-de-trabalho-aumenta-no-primeiro-trimenstre-deste-ano-Amanda-Schneider.mp3?_=1

 

Reportagem e edição: Amanda Schneider/ Foto: abcdoabc

Sair da versão mobile