A alimentação pode ser sua aliada na prevenção contra osteoporose
Nos próximos 20 anos, 450 milhões de pessoas no mundo estarão na terceira idade. O aumento da expectativa de vida é ao mesmo tempo uma conquista e um desafio. Quando se fala em saúde, ainda mais. À medida que se envelhece o corpo passa por uma série de mudanças, sendo uma das principais a perda gradativa da massa óssea, que acomete tanto mulheres quanto homens.
A nutricionista Jordana Tirloni, explica os principais pontos dessa relação. Ela, destaca também que o cálcio e a vitamina D são fundamentais na alimentação e nos hábitos de quem quer prevenir a osteoporose ou sofre com a doença, o cálcio e a vitamina D aparecem no topo quando se fala em alimentação como prevenção da osteoporose.
A especialista fala sobre o terrorismo nutricional do leite e da lactose, pois as mudanças dos costumes e das necessidades nutricionais da população, com pessoas optando por dietas vegetarianas ou por intolerância a lactose, fazem com que a ingestão de leite e derivados diminua as fontes de cálcio.
A nutricionista, cita alimentos que podem ser considerados os vilões dos nossos ossos. Ainda, estudos comprovam que fatores ambientais como alimentação e estilo de vida contribuem com 30% a 40% da densidade mineral óssea, observou Jordana.
Ao concluir, a nutricionista fala sobre o “Rastreamento”, que é recomendado que todas as pessoas acima de 65 anos realizem o rastreamento para evitar fraturas e suas complicações. O qual é feito com avaliação clínica, exames laboratoriais e a realização de uma densitometria óssea, que quantifica a massa óssea presente em certas regiões do corpo. Jordana, também dá dicas de alimentos que fazem bem para os ossos.
Ouça a entrevista completa no player abaixo:
Reportagem e edição: Luzia Camargo/ Foto: Arquivo pessoal