Médico oncologista relata que uma boa alimentação é essencial para prevenir casos de câncer
Umas das principais formas de evitar o câncer é ter uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo e manter o peso corporal adequado.
Uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas açucaradas, podem prevenir novos casos de câncer.
O médico Oncologista, Dr. Luís Alberto Schlittler, destaca que 80% dos casos de câncer, são causados por fatores externos, um deles é a alimentação.
Os agrotóxicos são produtos utilizados na agricultura para eliminar insetos ou ervas daninhas nas plantações. Também são chamados de defensivos agrícolas ou agroquímicos. Estudos nacionais e internacionais não deixam dúvidas sobre os danos causados por esses produtos na população, principalmente nos trabalhadores e comunidades rurais, e no meio ambiente.
Segundo o Oncologista, o cigarro é a maior causa de morte evitável de morte no mundo e os agrotóxicos causam danos muito parecidos com o tabagismo.
Luis Alberto, relata que a prática de atividade física, 3 vezes por semana, em torno de 1 hora por dia, pode reduzir os riscos de desenvolver câncer e diminui as chances do tumor retornar.
Veja a entrevista completa abaixo:
O telefone de contato do hospital Notre Dame São Sebastião para quem necessita de atendimento de Oncológico (câncer), hematologico (doenças de sangue) ou atendimento hepatológico (Doenças do Fígado), é: (54) 3383 – 4200
Reporagem e edição: Amanda Schneider
Fonte: INCA – Instituto Nacional de Câncer/ Foto: Arquivo pessoal