De acordo com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Passo Fundo, o município registrou um caso de gripe H1N1. A confirmação do caso ocorreu em 16 de maio (quinta-feira) e o vírus atingiu uma criança de um ano de idade. O paciente permaneceu hospitalizado até o dia 24 (sexta-feira da semana passada) e já teve alta.
A coordenadora da Vigilância, Marisa Zanatta, explica que a criança não tinha sido imunizada e que a orientação, já que o vírus está circulando, é proteger o rosto quando ocorre um espirro ou tosse e lavar as mãos sempre que possível. Além disso, destaca a importância da população fazer a vacina, sobretudo os grupos de risco, como a criança diagnosticada com o vírus.
Inicialmente, a campanha terminaria na sexta-feira (31), mas ontem (27), o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou que haverá prorrogação da campanha, ainda sem prazo definido para permanecer ativa.
Segundo dados do ministério, até segunda-feira mais de 40 milhões de pessoas haviam sido imunizadas, o que corresponde a pouco mais de 70% do público-alvo.