Brasil registra um acidente de trabalho a cada 49 segundos, aponta Ministério Público do Trabalho
O Brasil registra um acidente de trabalho a cada 49 segundos e uma morte por conta de acidente de trabalho a cada três horas e quarenta e três minutos. Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT).
O engenheiro eletricista e de segurança do trabalho, Elmo Schneider, ministrou palestra nos últimos dias 9 e 10, na sede da Cotriel em Espumoso sobre esse assunto e, destaca que todas as atividades profissionais que possam imprimir algum tipo de risco físico para o trabalhador devem ser cumpridas com o auxílio de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, que incluem óculos, protetores auriculares, máscaras, mangotes, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, protetor solar e outros itens. Esses acessórios são indispensáveis para garantir a saúde e a proteção do trabalhador.
Desde meados da década de 60, a discussão acerca dos sérios riscos a que são expostos os profissionais que trabalham com instalações elétricas e prestação de serviços em eletricidade, começou a ganhar espaço no Brasil. Pensando em solucionar esse problema o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou a NR 10 no ano de 1978. Como explica o engenheiro.
Ouça a entrevista completa no player abaixo:
Reportagem e Edição: Amanda Schneider/ Planetário
Fonte: Agência do Rádio/Grupo Saúde e Vida
Foto: humberseguros.com.br