Professor da Uergs fala sobre abaixo assinado em prol das Universidades Públicas Brasileiras
As Universidades Federais estão sob forte ataque do governo. As Universidades Públicas brasileiras são responsáveis pela quase totalidade, por mais de 90% de toda a pesquisa científica que se faz no país em todas as áreas: da filosofia à medicina, das artes às engenharias. Não há instituição que tenha contribuído de modo equivalente para o progresso do país. As universidades são os grandes produtores de conhecimento e, portanto, responsáveis por grande parte de nosso crescimento econômico ao longo de nossa história.
Mais ainda, elas estão atreladas ao processo de democratização do país. Não há país democrático e soberano sem a universalização do conhecimento. Nossas Universidades têm um compromisso inquestionável com a construção de um Brasil mais justo, mais humano, mais livre e mais igualitário. E do equilíbrio entre liberdade e igualdade depende a democracia. As universidades são ainda mais vitais em uma sociedade do conhecimento, isto é, em que o conhecimento é o grande motor da economia.
O professor, da Uergs – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Marc François Richter, fala sobre os desleixos com educação.
Marc, falou também sobre o abaixo assinado, em favor das universidade públicas brasileiras, pedindo apoio e colaboração.
Ouça a entrevista completa no player abaixo:
Fonte: change.org
Reportagem e edição: Luzia Camargo