É realmente necessária a construção de Porto em Torres? Proposta divide opiniões
A proposta para a construção de um terminal portuário privado em Torres, no Litoral Norte, está ainda em discussão, o projeto não foi apresentado ainda, mas gerou um grande debate carregado de polêmica. De um lado, líderes políticos ressaltam o retorno fiscal para o município e a capacidade de importação e exportação do Estado. De outro, há moradores com dúvidas e representantes de unidades de conservação preocupados com impactos que a obra poderia gerar a fauna, flora e ambientes originais.
O Superintendente do Porto de Rio Grande, Paulo Fernando Estima, critica a possível construção de porto em Torres e afirma que o Rio Grande Do Sul não necessita de mais um terminal.
Alguns dos Grandes problemas do Porto de Rio Grande, é o alto custo logístico para se levar ou trazer uma mercadoria de Rio Grande, tendo uma das piores estradas, com altos valores de pedágio, segundo, Fernando Estima, antes de iniciar uma nova obra, deveríamos nos concentrar em melhor as que já temos.
O Superintendente, falou sobre uma declaração do Senador, Luis Carlos Heinze, onde relatou que para a construção do Porto de Torres deveriam ser investidos cerca de 1 bilhão de reais, Fernando, ressalta que o valor para se aproveitar as Hidrovias de Rio Grande deverá ser muito menor.
Ouça a entrevista completa concedida a Rádio Gaúcha no player abaixo: