O diretor de Políticas Educacionais do “Todos pela Educação”, Olavo Nogueira Filho, comentou sobre os dados atualizados do Sistema de Avaliação do Ensino Básico, o SAEB. Segundo ele, há boas e más notícias em relação ao Ensino Básico. Uma boa notícia é que os anos iniciais avançaram na comparação entre 2007 e 2017. ‘É uma tendência que observamos ano a ano. Precisamos ter cuidado com a narrativa perigosa de que tudo na educação vai mal’.
Em relação aos estados que se sobressaíram com esses avanços, Olavo, comenta quais são e o que eles têm em comum, relata também, que esses estados começaram a avançar no ensino médio.
O diretor, ressalta quais iniciativas poderiam melhorar os dados tão ruins do ensino médio, sabendo que apenas 10% dos alunos, saem do dessa etapa do ensino com o conteúdo de matemática adequado aqueles que deveriam ter retido.
Olavo Nogueira, relatou como o “Todos pela Educação” recebeu a decisão do Ministério da Educação – MEC, de criar uma comissão para vigiar e analisar o ENEM. Segundo nota técnica do MEC, o objetivo é identificar abordagens controversas, com teor ofensivo a segmentos e grupos sociais, símbolos, tradições e costumes nacionais.
Ouça a entrevista completa no player abaixo:
Fonte: CBN