Domingo, 15 de Setembro de 2024
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
18°
10°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Madrugadão Planetário
Ao Vivo: Madrugadão Planetário
saúde

Testes de Hepatite B e C já são realizados em Campos Borges

25.03.2019 15h48  /  Postado por: adrianolima

As Hepatites B e C são inflamações no fígado causadas vírus e constituem um grave problema de saúde pública no mundo.    As hepatites B e C costumam ser silenciosas e acabam sendo descobertas quando a doença já está muito evoluída, com cirrose ou até com câncer de fígado (hepatocarcinoma).

A Hepatite B é transmitida pelo esperma e secreção vaginal (via sexual) e pelo contato com sangue (via parenteral, percutânea e vertical). A transmissão do vírus da Hepatite C ocorre, principalmente, pelo contato com sangue (por via parenteral).

Sendo assim, a transmissão das Hepatites B e C pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dentes, alicates de unha, instrumentos para uso de drogas injetáveis (cocaína, anabolizantes e complexos vitamínicos), inaláveis (cocaína) e pipadas (crack), uso de materiais não esterilizados para colocação de piercing e para confecção de tatuagens, através de acidentes com exposição a material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas adequadas de biossegurança.

É muito comum que pessoas portadoras de hepatites não apresentem nenhum sintoma. Caso ocorra são os mesmos das outras hepatites: falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, febre baixa, dor de cabeça, mal-estar, cansaço, dores no corpo, evoluindo para icterícia (amarelão) e dor abdominal.

A doença pode ser diagnosticada através de exames rápidos. A enfermeira do posto de saúde de Campos Borges, Marta Missio, fala a respeito do assunto e destaca como é realizado os testes, que acontecem toda quinta-feira.

Marta comenta também, sobre as demais realizações da saúde, como o desenvolvimento de trabalhos preventivos voltados para o grupo de hipertensos e diabéticos e sobre o tabagismo.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

FONTE: https://www.cevs.rs.gov.br

Foto: G1.Com

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO