Mês da Mulher: A comemoração da luta por direitos igualitários
Desde os primórdios da humanidade a mulher tem um papel muito importante na sociedade. Mas nem sempre ela recebeu o valor e o respeito que lhe era devido. O papel da mulher na sociedade moderna é muito grande e por vezes pesado. Hoje não é comum que uma mulher não estude e fique em casa cuidando das tarefas domésticas.
O mês de março, em que se comemora no dia 8 o Dia Internacional da Mulher, é também considerado o mês da mulher, onde se é lembrado as lutas por direitos e igualdade ao longo dos anos pela classe.
O dia Internacional da Mulher, foi criado em homenagem a mulheres que foram mortas em decorrência de um incêndio, ocorrido no Estado Unidos, em 1857, devido a morte de dezenas de operárias enquanto reivindicavam direitos como, redução de jornada de trabalho e licença maternidade. A psicóloga, Lucimara Falcão, explica um pouco mais sobre a constituição dessa data.
A Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, como Lei n.º 11.340 visa proteger a mulher da violência doméstica. A lei ganhou este nome devido à luta da farmacêutica Maria da Penha para ver seu agressor condenado. Lucimara comenta também a respeito do assunto.
Ouça a entrevista completa no player abaixo:
Fonte: Wikipedia, todamateria.com.br