Sescoop qualificou 38 mil profissionais no RS em 2018
A Assembleia Legislativa do Estado presenciou na manhã desta segunda-feira, 18, o início de uma discussão que pode mudar os caminhos do cooperativismo no Rio Grande do Sul e no Brasil. Foi durante um café da manhã oferecido pelo Sistema Ocergs/Sescoop. Entre os presentes, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul – ALRS, Luis Augusto Lara, o senador Luiz Carlos Heinze, o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo do RS – Frencoop/RS, Elton Weber, o superintendente da Organização das Cooperativas do Brasil – OCB, Renato Nobile, o superintendente do Sistema Ocepar, Leonardo Boesch e o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS apresentou dados do cooperativismo e reforçou a necessidade de comprometimento dos parlamentares gaúchos. Segundo o dirigente, o Sescoop/RS realizou em 2018 ações de formação e capacitação profissional que beneficiaram mais de 38 mil pessoas, além de programas de promoção social, como o Aprendiz Cooperativo do Campo, que formou 17 mil jovens nos últimos dez anos, e o Dia de Cooperar (Dia C), que mobilizou 30 mil voluntários e 800 projetos desenvolvidos por cooperativas no Rio Grande do Sul, que beneficiaram mais de 770 mil pessoas no RS nos últimos quatro anos. Perius também ressaltou que no Rio Grande do Sul, 76% dos recursos do Sescoop/RS são destinados para atividades-fim.
No âmbito da educação e capacitação profissional, o dirigente destacou o papel da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop no atendimento às necessidades das cooperativas, com a formação de 4.728 pessoas nos últimos seis anos.
Vergílio Perius, destacou o trabalho de qualificação profissional do sistema.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.