Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2019
Telefone: (54) 3383.3600
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempestades isoladas
26°
17°
23°C
Espumoso/RS
Tempestades isoladas
No ar: Mundo em Revista
Ao Vivo: Mundo em Revista
Saúœde

Dois profissionais dos três contratados do programa “Mais Médicos” em Espumoso optam por deixar o município

Dois profissionais dos três contratados do programa “Mais Médicos” em Espumoso optam por deixar o município
12.02.2019 14h15  /  Postado por: adrianolima

O sistema “Mais Médicos” que existe desde 2013, sendo um programa criado pelo governo da então, Dilma Ruseff, procurava trazer médicos estrangeiros para ocupar vagas disponíveis no Brasil, dessas vagas, mais de 8 mil eram ocupadas por médicos cubanos desde o início do programa, mas após o mês de novembro, o governo de Cuba anunciou que sairia do Programa Mais Médicos, por sofrer, “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” feitas pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil.

Segundo nota dada pelo governo, o Ministério da Saúde Pública de Cuba tomou a decisão de não continuar participando do Programa Mais Médicos e assim comunicou à diretora da Organização Pan-Americana de Saúde [Opas] e aos líderes políticos brasileiros que fundaram e defenderam a iniciativa.

Desde então, há uma espera para que algum profissional brasileiro seja enviado até os municípios que necessitam de médicos, não podendo dar garantia que eles permanecerão.

Em entrevista à Rádio Planetário, a Secretária da Saúde de Espumoso, Marileisa Valandro, relatou que alguns médicos foram enviados para Espumoso e acabaram tendo que ir embora, deixando a cidade mais uma vez desfalcada desses serviços. No município, ainda há 4 vagas e em contato com o Ministério da Saúde, a previsão para a reposição desses médicos é somente para abril.

Marileisa, fala ainda que a cidade conta com uma equipe de saúde apta para atendimentos. A secretária de saúde pediu a compreensão da comunidade.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.