Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
30°
16°
24°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Paradão de Sucesso
Ao Vivo: Paradão de Sucesso
Agricultura

Palestra em Alto Alegre apresentou novo trigo para pastejo

09.02.2019 10h40  /  Postado por: Luzia Camargo

Na última terça-feira, 05, em Alto Alegre, a Cotriel, Biotrigo e Nutritambo realizaram uma palestra sobre Produção de Leite a Base de Pasto. Cerca de 60 produtores de Espumoso, Campos Borges e Alto Alegre, técnicos, agrônomos e veterinários das Unidades da Cooperativa participaram e assistiram à explanação do técnico Deomir Martini.

 

Em sua abordagem, o consultor destacou que a exemplo de quem produz grãos, o produtor de leite precisa ter um parâmetro de quantos litros de leite e quilos de matéria seca são produzidos por ha/ano. “No inverno é possível produzir nove toneladas de matéria seca por hectare e no verão podemos chegar a 15 toneladas. Material genético é a base, sendo que o trigo Lenox, que apresentamos aqui e é desenvolvido pela Biotrigo é um exemplo. A adubação de base deve na faixa de 350 a 500 quilos e mais 400 a 600 quilos de nitrogenados. O manejo também é fundamental para alcançar tetos de produtividade com baixo custo, pois a base da produção de leite é a forragem, seja pastagem ou silagem, e se o produtor errar neste processo vai gastar muito mais para fechar a dieta de seus animais”.

 

No que diz respeito às dicas de manejo, Martini afirmou que o primeiro pastejo deve ser feito para ajustar a pastagem:  “O último piquete deve ter a altura ideal, 30 centímetros no inverno e 80 no verão, sendo necessário deixar resteva de 10 a 15 cm no inverno e 25 a 30 cm no verão, além de roçar sempre o que for preciso”, lembra.

Quanto ao trigo Lenox, Deomir enfatizou que o mesmo é um material diferenciado, disponibilizando grande quantidade de matéria seca por hectare com alto teor de proteína. “O plantio pode ser feito a partir do dia 10 de março com 100 quilos por hectare de semente. É um produto com ciclo longo e pode nos entregar de 10 a 12  pastejos. Vamos dar suporte técnico os associados da Cotriel para ajustar estes manejos”, finalizou Martini.

Os interessados devem fazer a reserva deste material até o dia 15 de fevereiro nas Unidades da Cotriel, devido à primeira quantidade deste lote ser limitada.

Confira a série de reportagens abaixo:

DEOMIR MARTINI

EVANDRO SCHMATZ

ROBSON PEREIRA

Fonte: ASCOM Cotriel

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO