Secretário da Educação do RS, Ronald Krummenauer fala sobre dificuldades e mazelas na educação
Até o início de abril, o secretário da Educação, Ronald Krummenauer, pretende ouvir, com sua equipe, as demandas de todos os 2.547 diretores de escolas estaduais. Nos últimos dois dias, em Ijuí e Santa Rosa, o secretário se reuniu com 250 diretores de oito coordenadorias regionais para saber não apenas do que as escolas precisam, mas como os gestores pensam que deve ser o ensino para o futuro, com a mudança nas profissões e no mercado de trabalho. Essa primeira experiência deixou o secretário impactado:
– A melhor parte foi a aproximação, a oportunidade de uma conversa direta. O mais triste foi ouvir de diretores que em 20, 25 anos de profissão, era a primeira vez que tinham a oportunidade de tratar dos problemas diretamente com o secretário.
Krummenauer diz que a estrutura burocrática da Secretaria da Educação, com suas coordenadorias e departamentos, acaba criando uma barreira. A reclamação mais ouvida foi de problemas na rede elétrica das escolas. A conversa com os diretores reforça a convicção do secretário de que o Rio Grande do Sul não necessita construir mais escolas. O número supera a necessidade, mas é preciso melhorar a estrutura existente e qualificar os equipamentos. Ronald, falou também sobre a evolução dos anos escolares.
Ouça no player acima a reportagem da Rádio Gaúcha:
Foto: Rádio Gaúcha