Polícia Civil deflagra operação “Campo Seco” para combate aos crimes rurais em cinco municípios
Polícia Civil deflagrou na manhã de hoje (11), a Operação Campo Seco, para desarticular uma Organização Criminosa que praticava crimes rurais em diversos municípios gaúchos, dentre eles, Dom Pedrito, onde um mandado de busca foi cumprido. As investigações tiveram início em janeiro do corrente ano.
A operação foi denominada Campo Seco por ter iniciado após um violento roubo de defensivos agrícolas ocorrido na localidade do Campo Seco, divisa entre os municípios de Rosário do Sul e Dom Pedrito.
O trabalho, que foi coordenado pelos delegados André Mendes e Cristiano Ritta, iniciou com a então Força Tarefa de Combate aos Crimes e Abigeato e continuou através da DECRAB, investigação que vem sendo realizada há mais de dez meses.
O Delegado André Mendes relatou que a investigação levou a uma organização criminosa especializada em roubos e furtos a defensivos agrícolas, com participação também em crimes como tráfico de drogas e abigeato, tendo atacado vários municípios da região da campanha como: Rosário do Sul, Cacequi, São Vicente do Sul, São Gabriel, Lavras do Sul, Dom Pedrito, entre outros.
No decorrer das investigações, pelo menos sete inquéritos policiais foram instaurados para apurar crimes praticados pela organização criminosa.
A polícia representou por 30 medidas judiciais junto ao Poder Judiciário da Comarca de Rosário do Sul, entre elas, prisões preventivas, mandados de busca e apreensão, quebras de sigilo telemático, entre outras. A representação teve parecer favorável do Ministério Público e foram deferidas pelo Poder Judiciário, sendo sete prisões preventivas e 18 buscas e apreensões. Participaram da Operação 120 policiais civis, que cumpriram os mandados nos municípios de Cacequi, Jaguarí, Santa Maria, Dom Pedrito e Rosário Do Sul.
Fonte: Qwerty Portal de Notícias e RBS TV
Fotos: Qwerty Portal