Rádio Planetário FM 91.5

Ministro do STF defende conquistas da Constituição e maior investimento em educação

Os 30 anos de democracia e as necessidades de uma reforma política e de investimentos em educação básica. Foi nesses três pilares que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, dividiu seu discurso nesta segunda-feira, 19, em Porto Alegre. Convidado para palestrar na cidade pela Federação Israelita do Rio Grande do Sul, ele comemorou a manutenção do processo democrático apesar dos momentos conturbados e se disse otimista com o país devido a uma reação da sociedade contra os casos de corrupção dos últimos anos.

Ele ressaltou que, durante este período, cabe destacar conquistas como a estabilidade monetária e a inclusão social de cerca de 40 milhões de pessoas que deixaram a linha da pobreza extrema.

Nesse contexto, o ministro citou que nos últimos anos se descobriu uma nova corrupção, estrutural e sistêmica. De acordo com Barroso, trata-se de um processo que não foi fruto de pequenas falhas ou fraquezas, mas de grandes esquemas. O ponto positivo nesse contexto, afirmou o ministro, é que a sociedade saiu do estado de aceitação e começou a promover uma reação de baixo para cima.

Por fim, Luís Roberto Barroso disse que o Brasil precisa dar atenção especial à Educação. O que, segundo ele próprio, pode parecer um discurso óbvio, contudo acabou esquecido nos últimos anos. Destacou por exemplo que, na transição do governo de Dilma Rousseff para o de Michel Temer, as atenções se voltaram apenas para os nomes que seriam indicados para a Economia.

A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.

Fonte e foto: Correio do Povo

Sair da versão mobile