Em épocas de safra, a Coprel registra um aumento significativo nos casos de acidentes que envolvem maquinários agrícolas e as redes de energia elétrica. Até o final do mês de novembro ocorre intensa movimentação nas lavouras e estradas, pois é o período que corresponde à colheita do trigo e à semeadura de soja .
O número elevado de ocorrências se dá em virtude do aumento do fluxo de colheitadeiras, semeadoras, tratores e caminhões nas lavouras, que dividem espaço com as redes. Por isso, é importante ter muito cuidado ao operar maquinários agrícolas nesses locais, para evitar encostar em postes ou nos estais (rabichos que seguram os postes). Além disso, a Coprel orienta aos agricultores a terem cuidado redobrado com cabos de baixa e alta tensão, e o mensageiro de cabos telefônicos.
Os acidentes com maquinários nas redes, além de resultar em prejuízos materiais e a interrupção no fornecimento de energia, coloca em risco a vida das pessoas. Desse modo, a Coprel orienta para que antes do início da semeadura ou a colheita, o agricultor identifique a localização das redes e verifique se existe algum tipo de risco para o desenvolvimento da atividade.
Na ocorrência de uma situação de risco ou algum tipo de acidente que envolva as redes de energia, é fundamental não se aproximar e não tocar em superfícies que possam estar energizadas. Nessas situações, é dever do cooperante informar a Coprel imediatamente, por meio do Discoprel: 116, 0800 701 3196 ou 0800 51 3196.
Confira uma entrevista de Raquel Lazarotto, da Coprel com o engenheiro eletricista do Centro de Operação da Coprel, Jonas Weiss, sobre o assunto.
Fonte e foto: Ascom Coprel