Um crime incomum e violento no Centro Serra ocorreu na noite desta segunda-feira (22) em Passa Sete. O ex-prefeito Vanderlei Batista, de 64 anos, foi assaltado e torturado por cinco homens que chegaram à sua casa, na Rua Tarumã, centro de Passa Sete, por volta das 21 horas. O próprio ex-prefeito, que estava só em casa, fez um relato do que passou nas mãos dos criminosos, em entrevista exclusiva, nesta terça-feira (23) ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM.
Segundo ele, três homens, vestindo coletes semelhantes aos da Policia Civil, tocaram a campainha. Batista contou que ao abrir a porta foi rendido. Sob a mira de revólveres eles entraram pedindo dinheiro e armas, quando surgiram mais dois assaltantes. Ao informar que não tinha dinheiro, os cinco invasores passaram a agredi-lo a coronhadas. Vanderlei foi amarrado e torturado sofrendo queimaduras por pontas de cigarro nos braços.
Um dos assaltantes jogou gasolina e ateou fogo nas pernas do ex-prefeito, porém, outro integrante da quadrilha apagou as chamas. Os ladrões reviraram toda a casa em busca de dinheiro. Na entrevista, bastante emocionado e ainda abalado, Vanderlei Batista disse que os ladrões colocaram um saco plástico em sua cabeça e constantemente o ameaçavam de morte, dizendo ainda que aguardariam a chegada de sua mulher e filha, que também seriam mortas.
Um dos bandidos ameaçou usar uma motosserra para esquartejar vivo o ex-prefeito. Batista disse que os ladrões queriam 200 mil reais que ele, supostamente, teria guardado em casa, resultado da venda de gado. A venda realmente existiu, mas foi há a cerca de 15 dias, porém, ainda não recebeu o pagamento. Os ladrões não estavam encapuzados, e diziam que eram integrantes da facção Balas na Cara, da grande Porto Alegre. Nenhum deles foi reconhecido.
Após mais de uma hora de tortura física e psicológica os assaltantes colocaram o ex-prefeito em sua própria caminhonete e o levaram até as imediações da Prefeitura, onde abandonaram o veículo e fugiram em outro carro com armas e alguns eletrodomésticos. Vanderlei Batista disse que após alguns minutos conseguiu sair da caminhonete e buscou ajuda numa casa próxima. Tudo foi registrado na Delegacia de Polícia de Sobradinho.
A caminhonete do ex-prefeito foi recolhida para o Depósito do DETRAN e passará por perícia. Policiais Civis estiveram na residência de Vanderlei Batista para levantamento fotográfico, e agora a tarde o local também será submetido a perícia do IGP.
Confira o relato de Vanderlei Batista ao Programa Enfoque:
Fonte: Radio Sobradinho