Rádio Planetário FM 91.5

Assembleia de fundação da Cooperic foi realizada no Depósito

Nesta segunda-feira, 10 de setembro, foi realizada a assembleia de fundação da Cooperic – Cooperativa Escolar Imaculada Conceição da comunidade do Depósito, interior de Espumoso. A Cooperativa escolar é a primeiro a ser constituída na região de atuação da Sicredi Espumoso RS/MG.

Estiveram presentes autoridades locais e regionais, dirigentes, diretores e colaboradores do Sicredi, bem como a Cooperativa Escolar madrinha, a Cooperdickel da comunidade de Coloninha Arroio do Tigre.

Na ocasião, os cooperados aprovaram o estatuto da cooperativa escolar e puderam ouvir palavras de incentivo dos convidados.

Foi eleita diretoria da Cooperativa.

Presidente:Eduarda Barbosa Bullé

Vice-Presidente: Jamily Pierezan Klein

1ª Secretária: Emily Schmitt Haas

2ª Secretária: Anabell Lima dos Santos

1ª Tesoureira: Elisiane dos Santos Oliveira

2º Tesoureiro: Guilherme da Costa Gardin

Diretor de Comercialização: Felipe Lisboa

Diretora de Divulgação e Cultura: Natália Borba Gomes

Diretora de Produção: Andriélli Gonçalves Drum

Diretor de Pesquisa e Qualidade: Tauan Oliveira dos Santos

Conselho Fiscal

Conselho Fiscal Efetivo:

José Vitor Drunn de Campos

Katiele Moraes de Camargo

Camila Moraes Camargo

Conselho Fiscal Suplente:

1º Cecília Broch Haas

2º Ricardo Leipelt dos Santos

3º Antônio Augusto Martins Camargo

Professora Orientadora: Taís Pierezan Klein

O que é uma Cooperativa Escolar?

As cooperativas escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Em sua essência, buscam formular uma proposta pedagógica com a participação do corpo discente em atividades práticas. Inspiradas, em parte, no pedagogo francês Célestin Freinet e nas experiências da cidade argentina de Sunchales as cooperativas escolares possuem na educação cooperativista, no trabalho e na cooperação a tríade desse projeto pedagógico que tem por finalidade a convivência, o respeito mútuo, a solidariedade, promoção da justiça social, igualdade, autonomia, a cooperação e a realização de objetivos comuns. Nelas, o caráter educativo, espírito cooperativo e o movimento entre o saber e o fazer são inerentes e constantes. Através das cooperativas escolares, são vivenciados os sete princípios do cooperativismo: 1º Adesão voluntária e Livre; 2º Gestão democrática pelos membros; 3º Participação econômica dos membros; 4º Autonomia e Independência; 5º Educação, formação e informação; 6º Intercooperação e 7º Interesse pela comunidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi Espumoso

Fotos: Eduardo Knoff

Parte do texto de Everaldo Marini

Sair da versão mobile