Herter Macalós: “O que for feito pelo esporte e entidades é para o bem de Espumoso
Aos 80 anos, uma das mais antigas vozes políticas de Espumoso se calou. Herter Carlos Macalós, advogado e vereador de 1964 a 1968, 1983 a 1988 e de 2000 a 2004 faleceu ao meio dia deste domingo, 19, após mais de 10 anos enfermo e acamado devido à uma doença. No último período que ocupou o legislativo, ele decidiu que não ia mais concorrer, para tratar de sua saúde e lançar um dos seus filhos, Atila, na política, o qual acabou elegendo naquele ano como um dos vereadores mais votados da época.
Herter, filiado ao PDT, dedicou quase toda a sua vida ao Guarany, sendo jogador, diretor, torcedor e apoiador. Ele relatava que mesmo com as dificuldades financeiras da época a comunidade ajudava, sendo participando dos bailes, colaborando financeiramente ou indo aos jogos do índio espumosense. Seu último registro no Clube foi ele emocionado com a Taça de Campeão da Série Prata 2016, o qual mesmo com dificuldades de fala, conseguiu transparecer, na foto feita pela assessoria do Guarany a emoção de ver o time conquistar um título, obtido quando a equipe completou 60 anos de história .
Herter deixou os filhos Edson, Átila e Patrícia, além de noras e netos. Como legado, a retidão, caráter, e acima de tudo, sempre procurou passar aos filhos e pessoas que o rodearam seu legado de honradez e ética. Ele foi velado na Capela Velatória São Jorge, sendo sepultado na manhã desta segunda-feira, 20 no Cemitério de Espumoso.
Em 28 de agosto de 1984, quando repórter da Rádio Planetário, Luiz Roberto Canello (Beto) fez uma entrevista com Herter. Beto nos cedeu este material gentilmente.
Vamos ouvir.
Foto: Ascom Guarany/Cotriel