Folha Espumosense – 45 Anos
Neste sábado, 21 de julho de 2018, a Folha Espumosense completou 45 anos. Desde 1973, em plenas amarras da ditadura militar, a Folha Espumosense abriu espaços sociais para a difusão da cidadania aos moldes que só a plena democracia produz.
São 45 anos desde o primeiro exemplar. A edição de hoje é a de nº 2247. Estas foram as semanas em que a Folha Espumosense mostrou a vida e a história de Espumoso e região em suas páginas, através de fotos, textos, notícias, mensagens, informes, anúncios. E não foram poucos- emancipações, como a Salto do Jacuí, em 1982, a de Alto Alegre e Campos Borges em 1988, a de Jacuizinho, em 2002; desastres naturais como a enchente de 1993 e a seca 2004; os problemas sociais, como a pobreza na Vila Sovaco da Cobra na década de 70, a atuação social como a ação da comunidade na criação do Cimes, em 1975; as obras que mudaram a região como o asfalto Espumoso- Salto do Jacuí, em 1991 e a RS 332, em 1998; as tragédias individuais, as conquistas coletivas, as alegrias e tristezas, as despedidas como a do professor Affonso Spada, e do prefeito Artur Ritter de Medeiros, que morreu em outubro de 1997; a fartura da colheita, como a que produziu média 50 sacas/ha em 2003 e causou euforia; as secas, como a de 1978, que obrigou o desligamento da iluminação pública e a de 2004 que dizimou a produção de soja, o crescimento da cidade, o desenvolvimento do interior, o avanço econômico, educacional e social.
A Folha acompanhou, mediou e registrou. E, daqui a 200 anos, quando alguém quiser saber o que aconteceu, abrirá suas páginas, amareladas pelo tempo, por certo, mas com a verdade nelas documentadas para sempre.
Este é o papel do Jornal- testemunhar, escrever e fazer pensar. Ao longo destes 45 anos, o entendimento de que a liberdade de imprensa é o melhor caminho para a conquista da cidadania e a construção da democracia foi fundamental para o desenvolvimento da sociedade, que pode contar com a informação por inteiro, com jornalismo puro, ético e cidadão.
Muito obrigado a todas as mãos que se uniram por esta obra!
Ouça no player abaixo a entrevista completa com o proprietário do Jornal Delair Francisco Koch.
Fonte: Folha Espumosense