Votação da Consulta Popular é prorrogada até hoje
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), prorrogou a votação da Consulta Popular pela internet até às 23h59 de hoje, sexta-feira (29). A medida atende ao pedido dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e foi assinada na quinta-feira (28) pelo Secretário da SPGG Josué Barbosa. Foram mais de 250 mil votos pela internet em dois dias de votação.
Os Coredes acreditam que algumas cidades ainda não alcançaram o índice devido ao jogo do Brasil na Copa do Mundo, que aconteceu quarta-feira (27) e acarretou em uma redução do expediente em diversas repartições e empresas pelo Estado. Como explica o presidente do COMUDE de Espumoso Rafael Scolari, que avalia o andamento do processo até o momento.
A Consulta Popular vai relacionar as prioridades de 28 regiões do Estado, representando os 497 municípios. Nesta edição, o governo do Estado vai investir R$ 80 milhões, valor 33% a mais do que foi distribuído no ano passado (R$ 60 milhões). Os projetos selecionados foram definidos anteriormente em assembleias.
Cada um dos 28 Coredes homologou entre seis e dez prioridades. Elas estão disponíveis para escolha nas cédulas de votação. As que receberem mais votos terão as verbas destinadas para implantação.
Como votar
Coordenada pela SPGG, a votação ocorre pela internet. Além do site da Consulta da Popular ( https://vota.rs.gov.br/), a novidade é que será possível votar acessando o aplicativo de celular Facilita RS (http://www.facilita.rs.gov.br/pages/index.html)
Confira a entrevista completa no player abaixo: