Nesta terça-feira (15), o governador José Ivo Sartori recebeu do grupo de trabalho liderado pela deputada estadual Zilá Breitenbach um projeto pró-biodigestores. Na ocasião, representantes de universidades, indústrias e linhas de crédito, que participaram da formulação do documento, estavam presentes.
Entre as propostas encaminhadas estão a criação de um projeto de governo que coloque o biodigestor como fator de desenvolvimento econômico; que a lei nº 14.864/2016, que institui a Política Estadual do Biometano, seja estendida para o biogás; estímulos do ICMS; estímulos para que as indústrias que fabriquem os equipamentos para evitar a importação; e que a rede construída entre governo e universidades seja fortalecida e institucionalizada.
Ao receber o projeto, o governador designou a secretária Ana Pellini, de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e aos secretários Odacir Klein, de Agricultura, Pecuária e Irrigação e Tarcísio Mineto, de Desenvolvimento Rural, que conduzam o andamento da proposta no Executivo.
A secretária, Ana Pellini, destacou que a iniciativa representa uma solução para vários problemas. Já a deputada Zilá Breitenbach, presidente da Frente Parlamentar de apoio ao setor, ressaltou o ganho ambiental da utilização do biogás.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Ouça no player.
Foto e texto: Ascom Governo RS