Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2024
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
22°
14°
15°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Madrugadão Planetário
Ao Vivo: Madrugadão Planetário
Geral

Cinco estudantes de Espumoso são selecionados para o Bolsa Juventude Rural

05.05.2017 08h52  /  Postado por: upside

Cinco estudantes de Espumoso estão entre os selecionados para o rograma Bolsa Juventude Rural, oferecido pelo governo do Estado, via Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). O resultado parcial da seleção  foi publicado do Diário Oficial do Estado dessa terça-feira (2). Os estudantes de Espumoso são alunos da escola Belizário de Oliveira Carpes. 
Nesta primeira etapa, foram recebidas 327 inscrições de alunos oriundos 78 escolas, de 49 municípios, dos quais 190 são candidatos habilitados e 137 inabilitados. Os candidatos habilitados e inabilitados terão prazo até a próxima segunda-feira (8) para apresentar recurso. O programa oferece bolsas de R$ 200 mensais por um período de 10 meses, por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).
O programa visa dar oportunidade e condições de acesso e permanência no Ensino Médio e de implantação de projetos produtivos sustentáveis, estimulando a sucessão nas propriedades rurais familiares. “A permanência do jovem no campo contribui muito para o desenvolvimento do meio rural, porque o jovem é ousado, mais curioso, paga para ver”, afirma o secretário da SDR e presidente do Conselho de Administração do Feaper, Tarcisio Minetto.
Para o diretor de Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria, José Alexandre Rodrigues, na fase final de conclusão do curso o aluno por vezes fica ansioso em busca de suporte financeiro. “A bolsa mensal é uma iniciativa que procura reduzir este tipo de situação”, entende.
O auxílio é direcionado a jovens matriculados no 3o ano do Ensino Médio que estudam em regime de pedagogia da alternância em escolas públicas estaduais ou instituições sem fins lucrativos. Os estudantes devem ter entre 15 e 29 anos, ter Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP) ativa e baixa renda bruta familiar. Os candidatos foram classificados por dois critérios: jovens em regime de internato e jovens que residem na maior distância entre a escola e residência.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO