Pagamento de valores do Funrural traz preocupação para o setor produtivo
O final do mês de março trouxe mais uma preocupação para o setor produtivo: o Funrural. A decisão do STF considerou constitucional a cobrança de valores do empregador rural pessoa física. Para garantir o benefício da aposentadoria, é preciso contribuir tanto para o INSS quanto para o Funrural. A cobrança do valor será feita independente da cultura, onde 2,1% sobre o valor bruto da comercialização da produção será destinado ao fundo. Há ainda o acréscimo de 0,2% que será destinado ao Senar.
Sabendo da apreensão dos agricultores, a Rede Líder de Rádios entrou em contato com o Vice-Presidente da Farsul, Gedeão Pereira. Segundo ele, desde 2008 aFederação da Agricultura do Rio Grande do Sul vem acompanhando os produtores em suas questões e também entrou na justiça pela inconstitucionalidade da cobrança. Ele afirma ainda não significar que a contribuição é desnecessária, mas sim a forma como é feita.
Gedeão ainda fala sobre o endividamento que está sendo criado pelos produtores que não fizeram o recolhimento dos valores para o Funruural, e o agravamento de multas.