Na tarde da última segunda-feira, 23 , o secretário estadual da saúde, João Gabbardo dos Reis recebeu a direção do Hospital Notre Dame São Sebastião, lideranças de Espumoso e dos municípios de Alto Alegre, Campos Borges e Lagoão para tratar acerca do pagamento dos valores em atraso do Estado com a casa de saúde. Gabbardo, que ouviu os presentes relatarem a situação do Hospital, mesmo alegando dificuldades financeiras do Governo confirmou o pagamento na integralidade dos repasses atrasados até sexta-feira, 27, no valor de R$ 805 mil reais. A dívida dos municípios que usam o hospital será quitada somente após os pagamentos do governo do estado e somente após esta transferência será possível retomar o atendimento do plantão Hospitalar.
O administrador financeiro do Hospital de Espumoso falou de duas obras, uma do elevador que está funcionando e sobre o centro cirúrgico, que está parado devido à questões burocráticas. Casa de saúde de referência regional, o Hospital São Sebastião de Espumoso atende a 30 municípios somente na área cirúrgica.
O administrador financeiro do Notre Dame São Sebastião, Rafael Scolari avalia como está o andamento da reivindicação do pronto socorro a ser construído junto ao Hospital São Sebastião. Apesar de estar arquivado em nível estadual, a saída é buscar que as emendas parlamentares sejam destinadas ao Fundo Estadual de Saúde, e somente este custeará a construção do pronto socorro.
Ouça a reportagem de Tiago Trindade no player acima:
Texto: Jornalista Roger Nicolini