Irga lança novo cultivar de soja para potencializar produção no RS
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e a Bayer Cropscience promoveram, nessa terça-feira (30), o lançamento da cultivar de soja BSIrga 1642 IPro. O coquetel para produtores rurais ocorreu na Casa do Irga, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a 39ª Expointer. O instituto desenvolve pesquisas com soja dentro do programa de manejo de outras culturas em áreas de arroz irrigado.
O presidente do Irga, Guinter Frantz, lembrou que em 2015 o instituto lançou o Projeto Soja 6000, lembrando que ele foi repaginado e agora se chama Projeto 10+. “Queremos que os produtores melhorem e aumentem a renda. Para isso, é importante que o Irga também leve variedades que consigam ser plantadas em áreas de várzea”, disse.
Diretor técnico do Irga, Maurício Fischer recordou que a parceria com a Bayer é antiga e começou na edição 2007 da Expointer. “Na época não tínhamos tecnologia agregada e poucas fontes de matérias para atender à demanda de cultivares mais adequadas para as várzeas gaúchas. Há três anos, lançamos com a Bayer a TEC Irga 6070 RR. Estamos lançando uma nova cultivar que já vem com novas tecnologias e é superior à TEC Irga”, disse.
“É um orgulho ver a determinação do Irga. Gerar conhecimento é difícil e levar esse conhecimento para o campo é mais difícil ainda. Vejo o Irga como uma das poucas instituições que consegue gerar conhecimento e levar isso para o campo, para os agricultores. É o grande diferencial do Irga”, elogiou o diretor da Bayer, Mauro Luiz Alberton. Inovação
A cultivar se caracteriza pela adaptação a áreas de rotação com arroz irrigado, sendo tolerante ao excesso hídrico, semelhante à TEC Irga 6070 RR. Apresenta excelente potencial produtivo e tecnologia Intacta RR2. ABSIrga 1642 IPro se destaca pelo vigor inicial, fundamental para o estabelecimento da lavoura no ambiente de terras baixas. Estará disponível para os licenciados da Metade Sul, na safra 2016/2017, para utilização em áreas demonstrativas. A nova cultivar foi apresentada em junho durante o 2º Encontro de Produção de Soja em Terras Baixas do Sul do Brasil, em Santa Maria.Texto: Sérgio PereiraEdição: Gonçalo Valduga