Fundopem concede incentivo para empresas que vão gerar 440 empregos
O decreto de concessão de incentivo do Fundo Operação Empresa (Fundopem) para 11 empreendimentos foi assinado, nesta quinta-feira (23), no Palácio Piratini. Ao todo, os projetos beneficiados vão gerar investimento de R$ 116,1 milhões e 440 novos postos de trabalho.
Atualmente, na Sala do Investidor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect) tramitam 204 projetos, que representam R$ 37,7 bilhões. Quando efetivados, esses empreendimentos vão gerar 26 mil empregos.
O Fundopem é um instrumento de parceria entre o Estado e a iniciativa privada para estimular o desenvolvimento socioeconômico e reduzir as desigualdades regionais. As empresas beneficiadas não recebem recursos do governo. Elas são apoiadas com o financiamento parcial do ICMS mensal gerado a mais a partir da entrada em operação do projeto que recebe o incentivo.
Falando pelas empresas, Cláudio Teixeira, da Italac, destacou os investimentos do setor. Já o governador Sartori disse que os financiamentos são um incentivo para novas empresas.
As empresas contempladas estão nos municípios de Rio Grande, Bento Gonçalves, Santa Maria, Montenegro, Passo Fundo, Giruá, Novos Cabrais, Nova Boa Vista, Almirante Tamandaré, Caxias do Sul e Guaporé
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Ouça no player acima