Programa Gestão Sustentável beneficia 40 mil agricultores familiares
Aproximadamente 40 mil agricultores e pecuaristas familiares serão beneficiados com o programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar lançado nesta quinta-feira (2) pelo governo do Estado, que também pretende ampliar em 20% a renda das famílias atendidas. O programa, concebido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e com execução da sua conveniada Emater/RS, visa ao desenvolvimento sustentável por meio da incorporação da gestão integral da propriedade rural, incentivando a geração de renda, tendo como ferramentas de apoio os programas e políticas públicas do Estado.
O público beneficiado nos quatro primeiros anos do programa (2016 a 2019) será selecionado nos 494 municípios de abrangência da Emater, resultando em aproximadamente 80 famílias por cidade.
Estão previstas três etapas para andamento do programa. Inicialmente será feito um diagnóstico produtivo, ambiental e econômico nas unidades de produção, avaliando as receitas, os custos e o capital social e ambiental, identificando os pontos positivos e negativos, ameaças e oportunidades. A segunda etapa será para fazer o planejamento da propriedade rural em relação aos aspectos ambientais, sociais e econômicos, levando em consideração os objetivos da família e registrando o marco zero por meio de indicadores pré estabelecidos. Posteriormente, na última etapa, será desenvolvimento um plano de gestão de curto, médio e longo prazo para a unidade de produção familiar.
O programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar envolverá a capacitação de aproximadamente 1,2 mil técnicos, implantação de 20 mil planos de gestão, formalização para implantação e acompanhamento de 900 unidades de referência técnica, dois seminários estaduais para avaliação e divulgação do programa, além da inclusão dos 40 mil agricultores/pecuaristas familiares.
O secretário Tarcísio Minetto disse que o programa será executado pela Emater e já entrará em vigor. Já o governador Sartori destacou que a Agricultura Familiar é prioridade do seu governo.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Ouça no player acima