Com foco na geração de energia limpa e renovável, a Coprel Cooperativa de Geração e Desenvolvimento foi criada em 2006, quando as atividades de geração foram desvinculadas da distribuição de energia elétrica. Na época com três usinas próprias, a cooperativa passou a ampliar investimentos e realizar parceria com outros investidores, buscando aumentar a geração de energia trazendo assim, mais retorno aos cooperantes.
Ontem (19), no município de São Francisco de Paula/RS, foi inaugurada a Hidrelétrica Cazuza Ferreira, terceira usina na qual a Coprel Geração e Desenvolvimento possui participação acionária. O empreendimento totaliza 31,9 milhões de reais investidos e foi realizado pelas cooperativas Certel Geração, de Teutônia, Coprel Geração e Desenvolvimento, de Ibirubá, e a empresa Geopar.
Participaram da cerimônia, o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, a deputada Zilá Breitenbach, a presidente do Badesul, Suzana Kakuta, o prefeito de São Francisco de Paula, Juarez Hampeel, o presidente da Ocergs, Vergilio Perius, autoridades municipais da região, além dos representantes da Coprel, Gertel e Geopar que, em regime de cooperativismo, construíram a hidrelétrica de Cazuza Ferreira, além de funcionários e colaboradores das empresas. Na cerimônia de inaguração,a primeira dama Maria Helena Sartori, que representou o chefe do Executivo gaúcho, José Ivo Sartori – chamado às pressas à Brasília -, transmitiu a alegria do governador com a inauguração da hidrelétrica. “Ele já havia dito que a entrega da hidrelétrica de Cazuza Ferreira é uma prova de que o Estado pode e deve atuar como indutor e articulador de ações de desenvolvimento econômico”, destacou. “Sartori costuma dizer que sozinhos não fazemos nada, o que é verdade, pois precisamos de parcerias, privadas ou não, para fazer o Rio Grande crescer”, acrescentou.
A usina Cazuza Ferreira se enquadra na categoria de PCH – Pequena Central Hidrelétrica, com baixo impacto ambiental. Tem uma potência instalada de 9,10MW, o que representa atender mais de 30 mil pessoas, e está interligada ao Sistema Elétrico Nacional. A usina atende o padrão dos demais empreendimentos das cooperativas Certel e Coprel, e também da Geopar, respeitando as normas e legislações ambientais vigentes.
O local em que a PCH foi construída possui uma ampla queda d’água natural, a qual foi preservada, mantendo a visualização da cachoeira de 89 metros de queda, e o local será aberto à visitação.
A Hidrelétrica Cazuza Ferreira também é certificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Mecanismo de Desenvolvimento Limpo por compensar créditos de carbono. Anualmente, serão compensadas mais de 12 mil toneladas de CO2.
Conforme o presidente Jânio Vital Stefanello, os investimentos em geração realizados nos últimos anos têm aumentado muito o resultado da cooperativa. “A cooperativa de geração gera sobras para os programas sociais da Coprel, o que nos dá muita segurança ao ingressar nestes empreendimentos. A geração de energia limpa e renovável é fundamental para o crescimento do país que não pode ficar dependente de usinas térmicas, muito mais caras e poluidoras. A Coprel está trabalhando para participar deste desenvolvimento”, destaca.