Desgaste político entre Derly Helder e Roberto Iopp pode romper coligação entre PP e PT
Na última quinta-feira, 28 de janeiro de 2016, assumiu como Prefeito de Espumoso o vice Roberto Iopp que estaria a frente da administração pelo período de 13 dias.
Já na sexta-feira, 29, em reunião com todos os secretários e dirigentes partidários da coligação PP e PT, medidas administrativas foram tomadas, como, por exemplo, a saída de Laires Fiuza da secretaria de obras do interior e o ingresso de Jadir de Oliveira como o secretário da pasta.
Logo após a reunião, o presidente do PP Regius Strelow teria comunicado o prefeito Derly Helder das decisões. Tomando ciência dos fatos, Derly que estava em viagem optou por retornar ao município e reassumir o cargo ainda no sábado pela manhã.
Nesta manhã ambos foram procurados por nossa reportagem, porém não quiseram se manifestar. Apenas o Partido dos Trabalhadores de Espumoso enviou uma nota convocando os cargos de confiança, o vice-prefeito, juntamente com todos os filiados e simpatizantes, para uma reunião, nesta quarta-feira, dia 03 de fevereiro, às 19:30 horas, na Câmara Municipal de Vereadores, para definição da continuidade ou a saída da Administração Municipal. Derly Helder informou que terça ou quarta-feira desta semana irá manifestar sua posição sobre os fatos.