Rádio Planetário FM 91.5

Rio Grande do Sul confirma 1º caso de microcefalia por Zika Vírus

Na última terça-feira, 15 de Dezembro, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou o primeiro caso de microcefalia com relação ao vírus Zika no RS.
Moradora de Esteio,a gestante teria contraído o vírus no primeiro trimestre da gravidez, em janeiro, quando viajou para Pernambuco. O bebê nasceu há quatro meses, quando a microcefalia foi confirmada.
Até sábado, 12, foram notificados 2.401 casos de microcefalia em 549 municípios de 20 unidades da Federação. Desses, 134 foram confirmados como tendo relação com o vírus, 102 foram descartados e 2.165 estão sob investigação. O Ministério da Saúde diminuiu de 33 centímetros para 32 centímetros a medida padrão do perímetro cefálico dos bebês, seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Todos os recém-nascidos que apresentarem crânio menor do que isso serão considerados suspeitos de microcefalia. Segundo o ministério, a medida anterior foi definida para “incluir um número maior de bebês na investigação”.
O Zika invade a placenta da mulher grávida, entra na corrente sanguínea do bebê e provoca uma inflamação dos neurônios, comprometendo a formação do cérebro, que fica diminuído. A criança com microcefalia, segundo pediatras, pode ter problemas linguísticos, cognitivos e motores, retardando o desenvolvimento de habilidades básicas como falar, sentar, engatinhar e andar.
 
Fonte: http://www.folhadomate.com

Sair da versão mobile