Política: Marcha dos Vereadores a Brasília tem seu penúltimo dia de discussões
O evento organizado pela União dos Vereadores do Brasil, conta com palestras sobre diversos assuntos até esta quinta-feira, 20 de agosto. A programação pela manhã terá com a marcha dos vereadores rumo ao Congresso Nacional, quando será entregue uma pauta propositiva do evento dos vereadores ao Presidente da Câmara, Eduardo Cunha e do Senado, Renan Calheiros, e à tarde, serão debatidas questões como a reforma política, comunicação, lançamento da marcha de 2016 e sorteio de prêmios entre os presentes. Na sexta-feira, a programação é livre para audiências a serem mantidas com deputados e senadores para solicitar emendas parlamentares ou acompanhar o andamento das solicitações anteriormente feitas. A rede Líder de Rádios conversou com deputados federais, estaduais e vereadores da região. O deputado federal do PP do Rio Grande do Sul, Luis Carlos Heinze, ao ser ouvido por nossa reportagem relatou a dificuldade de acesso e o encarecimento do crédito destinado aos produtores, mesmo que o Plano Safra tenha sido lançado pelo Governo Federal há pouco mais de 45 dias.
O presidente em exercício da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi, vê a marcha dos vereadores como um reforço das reivindicações da marcha dos prefeitos organizada pela entidade no último mês de maio, procurando discutir o pacto federativo entre municípios e a União.
O edil de Ibirapuitã, Maicon Scherner, do PMDB, afirmou que as responsabilidades de recursos e serviços devem vir na mesma medida para municípios, estado e União.
Ouvido durante a marcha dos vereadores em Brasília, o presidente da Câmara de Tio Hugo, Hélio Padilha, do PDT, enalteceu a mobilização dos edis de todo o Brasil e destacou a busca de recursos para o município.
Os vereadores de Espumoso Wagner dos Santos e Altierres dos Santos também presentes a Marcha dos Vereadores destacaram a importância de também contatar com representantes políticos a fim de angariar recursos para o município.