Rádio Planetário FM 91.5

Criança de oito anos morre vítima de meningite pneumocócica em Passo Fundo

 
Ela estava internada há apenas um dia no Hospital São Vicente de Paulo, no município
Uma menina de 8 anos morreu na tarde de ontem vítima de meningite no em Passo Fundo, região Norte do estado. Ela foi identificada como Vitória Aparecida da Silva e estava internada desde sexta-feira no Hospital São Vicente de Paulo, também no município.
O secretário da saúde de Passo Fundo, Luiz Arthur Rosa Filho, recebeu a análise do hospital confirmando a presença de pneumococo no sangue da menina, o que, segundo ele, configura uma meningite com menor potencial de transmição do que a meningocócia, como aconteceu na cidade de Cachoeirinha. O secretário destaca, porem, as amostras serão encaminhadas nesta segunda ao Laboratório Central do Estado (Lacen), que deve emitir o resultado oficial em até três dias.
Amanhã, as escolas públicas de Passo Fundo entram em férias seguindo o calendário escolar. A Secretaria da Saúde e a Vigilância em Saúde do Município irão amanhã na escola para recolher dados de Vitória e de outros alunos. \\\”Faremos isso para que tenhamos no cadastro os dados em caso de ser meningite meningocócica. Vamos monitorar toda esta semana. Os familiares também serão observados\\\”, confirma. A criança morava no bairro São Cristóvão. 
A Secretaria Estadual da Saúde em seu último boletim epidemiológico, com data do dia 10 de julho, confirma 10 mortes por meningite bacteriana transmissíveis no Rio Grande do Sul, neste ano. O último óbito confirmado é de uma mulher de 48 anos, que morreu vítima da doença em junho, em Novo Hamburgo. Em todo o ano passado três pessoas morreram pela doença no Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira (17), um bebê morreu no Hospital São Lucas da PUC vítima da doença. No entanto, conforme a vigilância em saúde de Porto Alegre, esse tipo de meningite não é transmissível e costuma atingir recém-nascidos. A doença não traz risco nenhum a família e a comunidade.

Sair da versão mobile